quarta-feira, 22 de abril de 2009

Estudos concluem que o cálcio influencia no equilíbrio

Previna a vertigem tratando a osteoporose.

De acordo com estudo realizado pela Universidade Nacional de Seul, na Espanha, portadores de osteoporose ou osteopenia, estado anterior da doença, têm maiores chances de sofrer vertigem do que pessoas com a densidade normal dos ossos.

A vertigem é um distúrbio no ouvido interno, que tem como reflexo a sensação de tudo estar girando e pode também provocar náuseas. Pesquisadores acreditam que essa sensação é resultado do deslocamento de cristais de carbonato de cálcio. Segundo o ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo, de Uberlândia (MG), o cálcio é o principal elemento dos ossos e participa em várias etapas de nosso metabolismo.

Estudos realizados com 411 pessoas que apresentavam alguma desordem no equilíbrio, sendo que 202 não possuíam histórico de náuseas e 209 tinham vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), constataram que aqueles com osteoporose têm até três vezes mais chances de sofrer vertigem do que uma pessoa que possui ossos com densidade normal. "As descobertas sugerem que existe um problema no metabolismo do cálcio das pessoas com vertigem.", explica Ji Soo Kim, responsável pela pesquisa.

Prevenção e tratamento

Contra a osteoporose, é fundamental a prática de exercícios, como a hidroterapia, e exposição ao sol, sem esquecer o acompanhamento de um fisioterapeuta. "O esporte pode contribuir para o fortalecimento dos ossos enquanto exercita os músculos que estão fracos, pois são os braços de alavanca das articulações", explica Vicente Macedo. Uma dieta rica em cálcio também recomendada para tratar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.