domingo, 16 de maio de 2010

Alho - Conheça suas propriedades.



Veja acima a matéria do Jornal Hoje - Rede Globo do dia: 30/03/2010

É bem antigo o conhecimento de suas virtudes medicamentosas. Registros assinalam o seu uso entre os egípcios no tratamento da diarréia e entre os gregos antigos para a obtenção da cura de doenças intestinais e pulmonares. Louis Pasteur, cientista francês, criador da técnica de pasteurização, em 1858, relatou a atividade antibacteriana do alho, até hoje confirmada. Pesquisas laboratoriais atestaram que o extrato fresco do alho inibe o crescimento de 14 espécies bacterianas, entre elas: Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Stafilococcus aureus, Salmonella typhimurium e Helicobacter pylori que é causadora de úlceras gástricas e duodenais e câncer gástrico.

Estudos realizados na China concluíram que quem se alimenta com mais alho apresenta menor risco de ter câncer do estômago. Já o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos da América do Norte confere posição de destaque ao alho, entre os primeiros lugares, como possível alimento protetor contra o câncer, principalmente o gástrico.

O alho é rico em vitaminas C e B e colina. São também encontrados em sua composição os minerais, cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Ferro (Fe), Cromo (Cr) , Fósforo (P), e os antioxidantes, zinco (Zn) e Selênio (Se).

Aqui estão algumas ações terapêuticas do alho que poderiam ser de uso mais eficaz, caso a classe médica dedicasse maior atenção a esse medicamento natural, tão presente nas cozinhas e ausente dos hospitais e consultórios, totalmente desprezado nos prontuários e receituários médicos:

  • Combate as infecções bacterianas, viróticas e fúngicas; gastrenterites, gripes, bronquites, afecções de pele, herpes simples e etc.;
  • Ajuda no aumento em questão de impotência sexual masculina assim como aumenta o apetite sexual.
  • Em diabéticos reduz a glicemia;
  • Ativa a tireóide, combatendo o hipotireoidismo e melhora o funcionamento digestivo gástrico, hepático e intestinal.
  • Atua no sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo, reduzindo a fadiga, estresse, depressão e ansiedade;
  • Reduz o processo inflamatório nos infartados cardíacos;
  • É diurético, reduzindo a pressão sanguínea quando empregado no tratamento da hipertensão arterial;
  • É ativo contra diversos parasitas e vermes intestinais quando empregado em forma de supositórios e clisteres em crianças.

 As pessoas obteriam significativos benefícios caso ingerissem uma ou duas cápsulas diárias de óleo de alho, fortalecendo, no conjunto, o sistema imunológico e reduzindo a suscetibilidade a doenças e mal-estar.

Infelizmente, mesmo sabendo das benesses do alho, a maioria das pessoas se recusam a por alho em suas dietas. O principal motivo é do odor que exalamos quando ingerimos o alho.

Corpo Mente Saúde indica:
 

Livro: Alho - Sabor e Saúde

Autor: Bontempo, Marcio
Editora: Alaúde









Forever Garlic-Thyme (Alho +Tomilho))
Complemento nutricional à base de óleo de alho, canola, tomilho, com lecitina, cera de abelha e extrato de alfarroba. A adição do tomilho neutraliza o odor indesejável do alho. Pode ser consumido junto às refeições. 100 cápsulas softgel










Leia mais:
Nasa: Ômega 3 reduz perda óssea.
Cálcio infliencia no equilibrio.
São 7 os minerais mais exigidos pelo organismo.
Pólen combate o envelhecimento e ajuda a recuperar energias.
Alho conheça suas propriedades.
Fibras deixe elas te ajudarem.
Citrato de cálcio supera carbonato de cálcio em estudo de osteoporose.
Ômega 3 reduz dores reumáticas.
Câncer: 1/3 dos principais tipos de câncer pode saer evitado com alimentação adequada.
Consumo de grãos previne e trata o diabetes causado pela alimentação e obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.