Ele parece mais uma árvore em miniatura, cheia de folhinhas bem verdes e crocantes quando cruas. A comparação, que serve mais para convencer uma criança a comer o legume, diz respeito ao brócolis. Abundante no Brasil, o vegetal acaba de virar o herói na prevenção de câncer de estômago. Segundo o jornal Daily Mail, a ingestão diária de brotos do legume significa uma proteção maior ao órgão do aparelho digestivo.
O estudo, publicado no Cancer Prevention Research, aponta que os brotos de brócolis contêm uma substância chamada sulforaphane. É esse nutriente o responsável por combater a bactéria Helicobacter pylori, que causa a gastrite, as úlceras e até o câncer estomacal.
Para avaliar os efeitos do consumo diário do vegetal, a pesquisa conduziu dois grupos distintos de voluntários: metade teria porções diárias de brotos de brócolis, enquanto a outra metade, brotos de alfafa. Para aqueles que acrescentaram o brócolis na dieta, houve uma redução de 40% nos níveis da bactéria. "O alimento, quando ingerido regularmente, pode, potencialmente, ter uma ação nas causas de problemas gástricos e, talvez, até na prevenção do câncer de estômago", comenta Jed Fahey, do Hospital Universitário Johns Hopkins.
Segundo o pesquisador Jed Fahey, os brotos de brócolis são mais potentes e indicados para a prevenção, pois apresentam substâncias em quantidades mais concentradas. Por isso, eles seriam ricos em sulforaphane - quando comparados aos vegetais já maduros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário.