sexta-feira, 4 de junho de 2010

Aveia - Nutrição e Beleza

Conheça a aveia. Bom pro corpo e parta sua pele.


Fonte: Sapo.pt

Em vários países europeus, recomenda a sabedoria popular que quem sofre de insónias e nervosismo durma sobre um colchão de palha de aveia.

Explica agora a ciência moderna o que a tradição de longa data sabia: os alcalóides da aveia têm efeitos sedantes sobre o sistema nervoso.

Durante muitos anos, a aveia foi considerada um alimento apenas para os animais. No entanto, este cereal, cujo nome vem do termo latino avena, que significa precisamente "nutrição", tem excelentes características nutricionais, terapêuticas e cosméticas.

A sua resistência parece ser transferida para aqueles que consomem este grão rico em nutrientes. É rico em minerais como o magnésio, o fósforo e o cálcio, responsáveis pela formação de ossos e dentes saudáveis. É igualmente rico em vitamina E, niacina e fibra.
 
Saúde e beleza

Além do seu consumo alimentar ser benéfico para a saúde, a sua utilização na cosmética tem também inúmeras vantagens.

A aveia, sobretudo biológica, é um excelente aliado para manter a pele e o cabelo saudáveis, devido à presença de ácidos avénicos, ácido pantoténico (vitamina B5), ácido salicílico, vitaminas B1 e B2 e beta-glucanos.

A aveia nutre os cabelos, sobretudo secos, finos e rebeldes, reforçando o couro cabeludo. Apresenta também propriedades emolientes, nutritivas e refrescantes, que deixam a pele suave e luminosa, sendo por isso ideal para pele seca e delicada.

Por exemplo, com uma infusão de aveia pode preparar-se um banho muito relaxante. É só juntar cerca de 1 litro de infusão à água do banho, obtendo um agradável efeito calmante.

A tradição popular recomenda também banhos de aveia para peles secas, sensíveis, com zonas com comichão ou eritemas.
 
A aveia é bastante hidratante, pois forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada. É naturalmente um suavizante da pele que não destrói a camada hidrolipídica e protege das agressões externas.

Este cereal equilibra de forma natural o PH da derme e proporciona uma pele saudável.

O extracto de aveia tem-se tornado, por conseguinte, num ingrediente muito procurado pela indústria cosmética. Atualmente pode usufruir deste excelente ingrediente em muitos produtos de higiene e cosmética natural, nomeadamente em shampoos, gel de banho sabonetes, loções e cremes.

O agradável aroma da aveia irá certamente ajudá-lo(a) a minimizar o impacto dos fatores externos a que hoje em dia a nossa pele e couro cabeludo estão facilmente expostos.

Por: Cristina Rodrigues

Links relacionados:
Aveia - Bom pro corpo e para sua pele.
Nasa: Ômega 3 reduz perda óssea.
Cálcio infliencia no equilibrio.
São 7 os minerais mais exigidos pelo organismo.
Pólen combate o envelhecimento e ajuda a recuperar energias.
Alho conheça suas propriedades.
Fibras deixe elas te ajudarem.
Citrato de cálcio supera carbonato de cálcio em estudo de osteoporose.
Ômega 3 reduz dores reumáticas.
Câncer: 1/3 dos principais tipos de câncer pode saer evitado com alimentação adequada.
Consumo de grãos previne e trata o diabetes causado pela alimentação e obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.