sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cosméticos na gravidez

Fonte: Sapo

Saiba quais são os que pode e os que não deve usar

Durante muito tempo, a pele foi considerada uma barreira impe­netrável para a absorção de produtos apli­cados topicamente.

Hoje, já se sabe que a superfície da pele é levemente permeável, permitindo a absorção de alguns princípios activos, em maior ou menor grau conso­ante as suas propriedades físico-químicas. Por isso, durante a gravidez é necessário um cuidado especial.

Existe alguma dificuldade em definir o que pode ser usado sem prejuízo para a mu­lher ou para o bebé, já que, por precaução, «a maior parte dos activos cosméticos não são testados em grávidas ou mulheres a amamentar», explica a farmacêutica Joana Nobre, consultora científica da marca Lierac. Já estão, contudo, identificados alguns ingredientes e procedimentos estéticos que apresentam indícios de risco, os quais devem, portanto, ser evitados.

Leia sempre o rótulo da embala­gem para ter a certeza de que os produtos que vai usar não incluem os ingredientes contra-indicados. O cuidado deve ser ainda maior nos três primeiros meses de gravi­dez, fase mais importante na formação do bebé, e no período de amamentação, pois muitas substâncias migram para o leite materno. Em caso de dúvida, aconselhe-se com o seu médico assistente.

O que PODE usar

São muitos os cosméticos que podem ser usados durante a gravidez , designadamente os que fazem parte das linhas especiais para grávidas. Aqueles de que não pode prescindir:

- Anti-estrias
Reforçam a hidratação e a elasticidade da pele, ajudando a prevenir a ruptura das suas fibras de sustentação, que dão origem às lesões cicatriciais a que chamamos estrias.

- Protector solar
Deve usar diaria­mente uma fórmula com FPS elevado, pois ajuda na prevenção do cloasma gravídico (o chamado pano).

- Produtos que favoreçam a circula­ção sanguínea e linfática
Para evitar a sensação de peso nas pernas. A farmacêutica Joana Nobre reco­menda as fórmulas com extractos botânicos.

O que NÃO PODE usar


- Produtos com ingredientes poten­cialmente alergizantes ou aos quais seja alérgica

«Em caso de reacção alérgica, a terapêutica com anti-histamínicos é comprovadamente nociva para o bebé», alerta Joana Nobre.

Na dúvida, e como a gestação é um período de transformações intensas, o ideal, antes de experimentar um produto novo, é aplicar um pouco do produto na dobra interna do cotovelo e aguardar 24 horas para observar a presença de algum tipo de manifesta­ção de desconforto.

- Adelgaçantes com cafeína

«Sabe-se que, quando ingerida acima de determi­nada dose, a cafeína pode ser abortiva. Por isso, nenhum produto com acção anti-celulite contendo cafeína é testado em grávidas ou mães a amamentar, não havendo, assim, garantia de que seja seguro», explica Joana Nobre.

- Despigmentantes (anti-manchas) com corticóides ou hidroquinona
Um estudo realizado com mulheres em que essa prática era comum denunciou uma alta taxa de baixo peso à nascença. Para além disso, outros estudos associam a hidroqui­nona a um maior risco de cancro e de problemas renais.

- Fitocosméticos com óleos essenciais, excepto sob aconselhamento médico
De acordo com Joana Nobre, «estudos efectuados em ratos em período de gestação com alguns óleos essenciais: alguns provaram não ter efeitos nega­tivos sobre o feto, outros provaram ser abortivos por provocarem contracções uterinas».

- Alfa-hidroxiácidos (activos esfolian­tes) em concentração relevante (acima de 1%) e retinol (vitamina A) e pró-retinol (activos anti-rugas).

- Descolorações, alisamentos e perma­nentes do cabelo
pois são potencialmen­te irritantes. As colorações, madeixas e nuances são, contudo, permitidas a partir do segundo trimestre.

- Procedimentos estéticos com laser
Incluindo depilação, radiofrequência e infravermelhos, bem como injecções de Botox ou outro tipo de preenchimento.

Texto: Fernanda Soares
sintomas,teste bebe adolescencia, gestação.Calendário,sobre, calculadora,caseiro, colicas,barriga, enjoo, corrimento, gemeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.