segunda-feira, 5 de outubro de 2009

“Persistência, preparação, organização e entusiasmo”

“Persistência, preparação, organização e entusiasmo”
(André Ranulfo)

Ontem, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Eu fiquei muito feliz. Confesso que sou suspeito em dizer isso, pois sou carioca e bairrista convicto. É claro que essa num é um motivo de orgulho só para os cariocas, mas também todos os brasileiros e quiçá de todos os sulamericamos. Afinal, será a primeira olimpíada na América do Sul.
Mas que lições de vendas nós podemos tirar com o Rio de Janeiro?
Persistência
Desde 1996 que o Rio tenta sediar uma Olimpíada. Na primeira tentativa, a falta de infraestrutura desqualificou a cidade. Mas o Rio não baixou a cabeça. Não abaixou a cabeça e tentou mais uma vez. E mais uma vez não conseguiu. Mas o Rio persistiu. Não se deixou abater. Aprendeu com os erros e os consertou.
Em todos os negócios, desde uma simples barraquinha de cachorro-quente até uma mega cadeia de supermercados, é necessária persistência. Quem trabalha com vendas, sabe que tem que fazer seu serviço constantemente. Ouvir “nãos” principalmente no início é algo comum. Faz parte do processo. Algumas pessoas se deixam abater pelos primeiros nãos.
Preparação
Na primeira tentativa do Rio, a cidade tinha mais projetos do que obras. Tudo estava no papel. Desenhos, plantas, contas, acordos, etc. Mas o mais importante a cidade não tinha. O Rio não estava preparado para uma Olimpíada. Os locais dos jogos iam ficar muito longe da vila Olímpica e as estradas e vias expressas mal davam conta da população, imagine de delegações de atletas e todos os turistas? Era impraticável.
Algumas pessoas acham que sucesso é uma questão de sorte. Bom, felizmente não é. Sorte é uma questão aleatória. Quando jogamos um dado, nunca sabemos o resultado. Nós até tentamos adivinhar, mas a verdade é que dependemos apenas dos caprichos do dado. Você não irá vencer um jogo de dados só por que tem um diploma universitário e fala vários idiomas.
É comum ouvirmos comentários do tipo: “O filho da viúva aqui da rua teve muita sorte. Passou no vestibular, estudou inglês, estudava até nos fins de semana, foi para os Estados Unidos e agora se tornou astronauta! Eita rapaz sortudo!”- Eu mesmo não vejo sorte nenhuma nisso. Se o filho da vizinha não tivesse estudado, se forçado, sacrificado fins de semanas ele teria se tornado astronauta? Claro que não! O que o filho da viúva teve foi muita preparação. Quando a oportunidade chegou, já estava no papo.
As oportunidades aparecem o tempo todo. Mas a questão é: Vocês estão preparados para a oportunidade ou teria que deixar passar? Vamos Imaginar que você acaba de ler no jornal de empregos o anúncio que vemos abaixo:

AGÊNCIA ESPACIAL DOS ESTADOS UNIDOS.
Estamos como 1 (uma)vaga para pessoas de ambos os sexos, maiores de idade, com todas as suas capacidades físicas e mentais, para participaram da próxima missão espacial de dois anos para Marte.
O candidato deve levar:
Currículo;
2 Foto 3 X 4;
Identidade e Passaporte;
Comprovante de residência;
Certificados da conclusão de PHD em astrofísica ou engenharia mecatrônica.
Inglês obrigatório mais um segundo idioma, preferência: Russo, chinês-mandarim e/ou japonês.


E então? Imagine um empregão desses? A vaga está aí, você vai enviar seu currículo? Ou não está preparado?

Agora imagine outra situação. Você é vidraceiro. E um vidraceiro dos bons, com anos de experiência e sabe tudo sobre comércio de vidros. Não há nada sobre vidro que você não saiba. Num domingo, você vai à casa de um grande amigo fazer uma visita e vê que uma das janelas está com o vidro quebrado. E aí? Você deixou a oportunidade de ser astronauta, mas vidro é o seu negócio, vai deixar passar dessa vez?

Por isso, treinamentos de vendas, seminários, workshops e leitura são condições fundamentais.
Organização.

A delegação do Rio foi preparada para a guerra. O vídeo de apresentação do Rio foi emocionante e impecável! Todos bem trajados e arrumados. A maior parte das locações dos jogos já está definida e até construídas e o projeto da vila olímpica já está pronto.

Amadores em venda são desorganizados. Não fazem fichas de clientes e agenda seus compromissos. Tão pouco, se preocupam em levar suas matérias de vendas: Folders, cartão de visita, talão de pedidos, lista de preços, flip-chart, caneta, calculadora, catálogos, etc. Não agendam visitas de pós-venda e esquece compromissos importantes.

Entusiasmo.

O Rio contagiava de entusiasmo. O povo nas ruas, as instituições, todas as camadas do governo, artistas, desportistas consagrados, intelectuais... Todos irradiavam uma forte vontade de sediar os jogos. Era possível ver o brilho nos olhos da delegação brasileira que estava na Holanda. De todas as cidades candidatas, o Rio era o que mais vibrava para ser a sede.

Em vendas, entusiasmo é fundamental. Ser entusiasmado num dizer ser engraçado e brincalhão, mas sim, ser positivo, otimista e alto-astral.

Vender é ajudar seu cliente a tomar a melhor decisão. E se você tem a melhor decisão em suas mãos, por que não estar entusiasmado?



Parabéns Rio de Janeiro!
Parabéns cariocas!
Não irei desejar a vocês boa sorte, mas sim SUCESSO!

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